Trimembração Social – um primeiro esboço
Em meio aos escombros da 1.ª Guerra Mundial o pensador Rudolf Steiner propôs uma forma de organização política-social-econômica que poderia ter evitado:
- as crises econômicas dos anos 20 e 30
- a 2ª Guerra Mundial
- a divisão do mundo em duas esferas de influência (Guerra Fria)
- o abismo crescente entre ricos e desprovidos (momento atual)
Embora em 1920-e-pouco Steiner fosse uma das personalidades mais conhecidas da Alemanha, diversos fatores, inclusive a ascenção do nazismo, prejudicaram a divulgação dessa idéia-matriz, chamada Trimembração do Organismo Social, ou apenas Trimembração Social:
Assim como os corpos vivos tem atividade nervosa, digestiva, circulatória etc., cada uma com seu funcionamento próprio porém interdependentes e partes do mesmo corpo, assim todas as atividades e fatos da sociedade humana se distribuem em três grandes áreas: vida econômica, vida cultural, vida normativa.
- Vida econômica é tudo o que produz bens, recursos, riquezas, para o uso da sociedade inteira.Vida cultural não é apenas arte, mas tudo o que tem a ver com conhecimento, idéias, valores – e capacidades humanas, seja em nível de pesquisa, de educação, de criação, e outras formas de cultivo (p.ex. as opções religiosas das pessoas).Vida normativa são as instâncias em que os diferentes atores da vida social decidem as regras do jogo, fazem acordos, e cuidam de que esses acordos sejam executados. São os espaços de discussão e representação, órgãos de administração, agências reguladoras, instâncias jurídicas etc. Aí estão as funções do que chamamos Estado ou governo, porém não como cabeça, “no alto” da sociedade, e sim no meio, ajudando na correta distribuição e coordenação entre as partes.
Cada uma dessas esferas de atividades tem por sua própria natureza um atributo ou lei de funcionamento:
Vida cultural:……LIBERDADE
Vida normativa:..IGUALDADE
Vida econômica:..FRATERNIDADE
A lei saudável numa esfera torna-se nociva na outra:
A vida cultural é responsável pela criatividade da sociedade, através de um borbulhamento livre das criatividades dos indivíduos. Neste campo, igualdade significaria totalitarismo, massificação, estagnação. Portanto:
Vida cultural saudável se expressa em individualismo. (Porém…)
Na vida normativa, isto é, na decisão e execução dos acordos sociais, cada ser humano tem valor igual ao de qualquer outro. Aqui o indivíduo não tem liberdade de impor nada. Portanto:
Vida normativa saudável se expressa em democracia. (Porém…)
A vida econômica é responsável por suprir os seres humanos daquilo de que necessitam. Aqui, liberdade de fazer o que se bem entender sem levar em conta as necessidades sociais (como quer o neo-liberalismo), produz concentração e exclusão. Portanto:
Vida econômica saudável se expressa em socialismo. (Porém…)
Temos então:
Individualismo, Democracia e Socialismo ao mesmo tempo – porém…
E Com a palavra Socialismo, Steiner de nenhum modo está propondo a estatização e burocratização da vida econômica! Propõe, isso sim, um associativismo autogestionável – e consciente de que seus objetivos são beneficiar a humanidade inteira, globalmente. Para isso, sempre têm que sentar juntos, na mesma associação, representantes dos produtores e dos consumidores de cada setor. E com poder decisório: é só do consenso dos contrários que os próprios preços podem ser decididos! (Naturalmente não cabe aqui o detalhamento do assunto, que vem sendo estudado por economistas como o inglês Christopher Houghton Budd, da NewEconomy).
E Uma Democracia capaz de viabilizar tal ordem social precisa ir além do modelo representativo atual, que se tornou excessivo e viciado, tornando-se mais direta e participativa!
E O Individualismo vale dentro da esfera dos fenômenos culturais, p.ex. enquanto se pesquisa ou se cria uma obra – mas na hora de repassar os resultados à sociedade, não cabe ao indivíduo reivindicar exclusividade nos benefícios econômicos, pois isso já pertence à área econômica, onde o princípio não é o individualismo, mas a fraternidade… – Por outro lado, é claro que pessoas sozinhas não dão conta de realizar todas as funções da vida cultural, p.ex. a educação: para isso, cabe organizar-se em instituições civis autônomas, que preservem a característica da Liberdade (a forma atualmente chamada Terceiro Setor).
Assim, a relação entre vida cultural e economia é uma peça central do sistema:
Ÿ A Vida Cultural não tem como beneficiar a todos, nem como ser realmente livre para descobrir novos rumos, se tiver que se custear segundo a lógica do mercado.
Ÿ Já a Vida Econômica gera valores excedentes (net worth) que, se não forem distribuídos, tornam-se destrutivos a ela mesma e a toda a saúde da sociedade. É preciso portanto encaminhá-los para o que é sua verdadeira razão de ser: devem ser retornados à sociedade financiando a Vida Cultural (realizada pelo Terceiro Setor).
Ÿ Isso não é meramente desinteressado, já que a Vida Econômica não prospera sem a educação e a criatividade gerados pela Vida Cultural! Ou seja: a Vida Econômica também recebe benefícios da Vida Cultural; pode fazer-lhe sugestões, mas não tem direito de impor-lhe os rumos. Custeá-la já é uma retribuição, e não compra o direito de dirigir!
Ÿ É função da Vida Normativa, que é a dos acordos comuns, garantir que os recursos fluam de forma justa, igualitária, sem interferências indevidas – porém igualmente sem determinar os conteúdos da Vida Cultural (como se determinava p.ex. na URSS): é claro que a Vida Cultural pode (e muitas vezes deve) aceitar sugestões das outras esferas, mas é fundamentalmente autônoma!
« « «
Finalmente:
Escolher a Trimembração como forma de entender e gerir a sociedade é independente da concordância ou discordância com outros movimentos inspirados em idéias de Rudolf Steiner (pedagogia Waldorf, agricultura biodinâmica, iniciativas antroposóficas em geral): justamente a absoluta liberdade na vida cultural torna essas idéias todas uma questão de opção pessoal.
A Trimembração não é uma idéia interna de nenhuma corrente ou grupo, mas pertence à humanidade toda.
Se tivermos a “esperteza” de adotá-la, depois cada um terá tempo de escolher de que jeito quer viver, sem que isso seja nocivo aos outros.
Esclarecimento para quem é das ciências sociais…: é possível que se queiram descartar estas idéias jogando-as numa gaveta com o rótulo “organicismo”, na linguagem das ciências sociais. A palavra não está errada, pois aqui a sociedade é realmente vista como organismo. O importante é não confundir com o organicimo aristotélico-medieval, que relacionava grupos sociais a partes anatômicas de um corpo, justificando assim a divisão de classes e a opressão (estes são cabeça, aqueles são pernas, etc). Neste “neo-organicismo” temos um conceito atual de organismo, posterior à formulação da ecologia. Além da dimensão analógica (que poderia p.ex. se referir a organismos vegetais e não animais), é possível a leitura literal (do mesmo modo como um ecossistema é um organismo). Tampouco se trata de análise anatômica de um organismo (quais são suas partes), e sim de análise fisiológica (quais são suas funções e atividades), sendo que as três funções descritas estão presentes no tecido social inteiro, não sendo exclusividade de classes, setores ou grupos.
Um resumo (será completado em breve):
Esfera da vida da Sociedade |
Palavras-chave |
O que lhe cabe |
O que não lhe cabe |
VIDA CULTURAL ou espiritual, intelectual etc. (Geistesleben) |
LIBERDADE, INDIVIDUALISMO |
– ser o pólo de criatividade e de informação da sociedade; como pólo inovador / renovador, ‘sonhar’ a sociedade livremente; |
– impor seus conhecimentos à sociedade como decisões (ditadura da ciência ou dos técnicos); – tratar a informação, educação, bens culturais etc. como mercadoria; – estabelecer-se em sistemas, corporações etc. que limitem o pensamento e criatividade do indivíduo; |
VIDA NORMATIVA ou jurídico-administrativa, dos direitos etc. (Rechtsleben) |
IGUALDADE, DEMOCRACIA |
– trazer ao diálogo todos os diferentes interesses sociais; estabelecer as regras do jogo em forma de ACORDOS, e zelar pelo seu cumprimento; – exercer funções de mediação em geral, inclusive entre a ncessária fantasia da vida cultural e o necessário realismo da vida econômica; -cuidar que a atuação das vidas cultural e econômica e a aplicação dos seus resultados não se dê de forma socialmente destrutiva; |
– interferir nos processos internos da vida cultural (p.ex. limitação ideológica à criação, imposição de sistema pedagógico) ou da vida econômica (p.ex. normatizando procedimentos técnicos que não por razões de real necessidade social); tomar o lugar da iniciativa civil na responsabilidade pela vida cultural e pela vida econômica; |
VIDA ECONÔMICA (Wirtschaftsleben) |
FRATERNIDADE, SOCIALISMO, ASSOCIATIVISMO |
– responder às necessidades materiais das pessoas; – como pólo da viabilização, ser realista (relativamente conservador); – gerar a riqueza necessária para a manutenção da sociedade com todas as suas funções; |
– tratar a si mesma como fim e não como meio; – impor as leis do funcionamento econômico aos outros setores da vida; – direcionar os objetivos e procedimentos da vida cultural e (muito menos!) da vida normativa. |
Este texto de apresentação foi preparado por Ralf Rickli, da Trópis (links abaixo)
Mais referências sobre a Trimembração Social
(às vezes com abordagens diferenciadas) podem ser procuradas de:
página inicial https://www.tropis.orge-mail: tropis@tropis.orgde volta à lista de publicações |
Em outras línguas:www.dreigliederung.de (alemão com links p. outras línguas)www.associative-economics.com (inglês)www.institut-ae.com (versão em francês do acima) |
Em português:http://www.elo.org.br
http://www.humanizar.com.br |